Rápido e Devagar

Rápido e Devagar, de Daniel Kahneman, é um dos livros mais interessantes sobre comportamento humano que já li. O autor, um psicólogo de Princenton, promoveu um estudo tão importante sobre o comportamento humano que seu trabalho foi premiado com o Prêmio Nobel de Economia em 2002.

Como é? Um psicólogo ganhou o Prêmio Nobel de Economia?

Sim, é isso mesmo.

A tese de Kahneman foi aplicada no campo das tomadas de decisões econômicas, o que permitiu entender a razão pela qual as previsões econômicas e financeiras geralmente se mostram equivocadas, mesmo quando fruto de um estudo detalhado.

Rápido e Devagar

CLIQUE AQUI e compre Rápido e Devagar

Em linhas gerais, e sem querer estragar a surpresa do livro, o autor divide o cérebro em sistema 1 e sistema 2 de pensamento.

O sistema 1 é responsável pela reação imediata diante de um problema, relacionado com algo que você já faz com facilidade e sem pensar. O sistema 2 é o lento, exige o pensamento e análise antes da ação, principalmente quando você não tem familiaridade com aquela ação.

Por exemplo, lembra quando aprendeu a dirigir? Você tinha que pensar em cada movimento e gesto dentro do carro. Hoje em dia, depois de anos de prática no volante, você já faz tudo sem pensar. É normal até mesmo você dirigir do ponto A ao ponto B e nem lembrar do percurso. Já passou por isso?

Isso não ocorre sem razão. Na medida em que o livro te explicar as causas para isso acontecer, você conhecerá esse mundo fascinante que é o seu cérebro. Ao longo do livro você encontrará diversos exemplos de cada sistema de pensamento e como eles se relacionam entre si.

Além disso, você aprenderá que seu cérebro é uma máquina de associações. Por isso, é perfeitamente possível chegarmos a conclusões erradas em decorrência de pressuposições baseadas em aprendizados do passado, que não foram submetidos a uma análise detalhada do sistema 2.

Rápido e Devagar é um livro instrutivo e provocativo. Mesmo sabendo que não somos perfeitos, você entenderá que nossas falhas começam a partir de nossas percepções, também falhas.

O livro é bem escrito, suas idéias são compreensíveis e dispostas em linguagem bem acessível, o que não dispensa análise mais aprofundada em alguns pontos. A leitura é indispensável para quem deseja aprender como tomamos decisões e o seus motivos.

Assim que começar a leitura, você iniciará uma investigação cerebral sobre falhas, falácias e acertos dos seus pensamentos.

Não se trata de uma análise neurobiológica, neuropsicológica ou evolutiva da mente. Trata-se de como o mundo real nós é apresentado pelo filtro do nosso cérebro e como podemos aprimorar nossa percepção da realidade.

Há um grande destaque para as forças e limitações da intuição, sem contar as inúmeras formas que o cérebro dispõe para nos enganar. Coberto por uma extensa pesquisa acadêmica, o objetivo da obra é facilmente alcançado, disparar o alerta acerca das armadilhas existentes em nosso cérebro e como nos enganamos quando tomamos decisões.

Leitura recomendada para qualquer pessoa interessada em saber como seu o cérebro trabalha.

Te garanto que você vai ter muito material pra pensar assim que começar a ler Rápido e Devagar! Rápido e devagar


 

Sérgio Araújo
Procurador Federal
Coach certificado pelo World Coach Institute - WCI Professional Coach (CPC), Wellness Coach (CWC), Career Coach (CCC)
0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *