Como o candidato de concurso deve gerenciar o tempo de prova?

Como o candidato de concurso deve gerenciar o tempo de prova?

Além da dificuldade em organizar seu tempo de estudo, um outro problema relacionado ao relógio é a realização da prova.

Na hora de fazer um teste, dependendo de sua extensão, os candidatos podem acabar se atrapalhando e perdendo o prazo final de entrega de suas provas, sujeitos a serem reprovados nestes exames ou automaticamente desclassificados dos respectivos concursos.

Esse problema pode ocorrer tanto em vestibulares quanto processos seletivos e concursos, envolvendo o ultrapassar do tempo limite de execução de provas.

Para evitar esse desconforto, algumas dicas podem ser uteis na garantia de segurança na execução de sua prova: Poupando tempo ao economizar alguns minutos, a hora do concurso pode ser muito menos estressante do que pode parecer.

Tudo depende de sua organização, e para se organizar, algumas dicas de percurso podem ser uteis para que o concurseiro entenda como controlar seu tempo de trabalho e dinamizar a execução da prova, livre de cometer falhas ou perder os prazos de entrega.

Confira algumas dicas e descubra como gerenciar seu tempo de prova, sem medo de deixar qualquer coisa em branco ou preencher erroneamente seu gabarito.tempo de prova (1)


Exercite em casa um tempo limite para execução de questões

Uma forma prática de aprender como lidar com a gestão de tempo em sua prova é treinar isso em casa, na realização de simulados ou exercícios.

Para garantir resultados, calcule um tempo médio para execução de determinados assuntos ou cadernos e concentre-se em dividir os minutos corretamente para ter tempo de fazer tudo.

Em média, contar com 10 minutos para cada 4 questões é uma boa alternativa, assegurando que você tenha pelo menos dois minutos e meio para responder cada questão de seu concurso. A prática desse limite de tempo levará a perfeição.


Não perca tempo com questões que você não sabe a resposta

É óbvio que as dificuldades surgirão, e com elas, o concurseiro poderá acabar preso em algumas matérias, perdendo precioso tempo em determinados temas.

Uma boa dica pra driblar esse problema é concentrar-se em descobrir quais são suas maiores dificuldades ou seus pontos fracos, dedicando-se a economizar tempo de prova nas matérias que você tem mais domínio. As questões mais difíceis você deixa para um outro momento.

Na hora da prova não perca tempo com questões que você não sabe ou que vão dar muito trabalho. Concentre-se inicialmente em acertar aquilo que você estudou e que não vai te fazer perder a noção do tempo de prova.

Tente especificar suas dificuldades para assegurar que não haverá tempo desperdiçado, concentrando-se nos assuntos que tiver maior facilidade.

Depois da prova, aí sim vale a pena investir maior tempo de estudo para estes conteúdos mais difíceis ou trabalhosos.

 


Lembre-se de guardar tempo para o gabarito

Além do tempo de realização dos testes, o tempo para preencher seu gabarito também deve ser levado em consideração na equação de concursos.

Reservando pelo menos meia hora da duração total de prova para preencher o gabarito, você pode manter a segurança de confirmar seus resultados e finalizar a prova da melhor forma possível.

Um tempo para revisar sua prova também pode ser útil, contando com pelo menos dez minutos após o término do teste para ver se não faltou nenhuma questão ou se todos os campos necessários estão preenchidos em seu caderno.

Sem dúvida nenhuma, com organização e planejamento, suas chances de sucesso são ainda maiores!

Sérgio Araújo
Procurador Federal
Coach certificado pelo World Coach Institute - WCI Professional Coach (CPC), Wellness Coach (CWC), Career Coach (CCC)
0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *